top of page

VIOLA DE 12 CORDAS

viola12.jpg

O violeiro Junior da Violla é hoje um dos maiores representantes de um modelo muito raro e antigo de viola: as violas de 12 cordas divididas em 6 ordens. Muita gente confunde este instrumento com a craviola (espécie de violão de 12 cordas com um desenho inovador pensado pelo violonista Paulinho Nogueira nos anos 60), outros que se tratam de um violão de 12 cordas, outros até mesmo que seja uma nova invenção. Na verdade não é nenhum dos três. As violas de 12 cordas surgidas na Península Ibérica no século XVI foram bastante utilizadas até meados do século passado. A dupla Mandi e Sorocabinha, pioneiros na gravação de música caipira em disco no Brasil nas décadas de 20 e 30 utilizavam violas de 12 cordas. A Giannini, tradicional marca de instrumentos musicais do Brasil, também produziu até meados dos anos 60 um modelo de viola denominada de "Viola Portugueza". 

As violas de 12 cordas possuem uma ordem a mais que as tradicionais violas de 5 pares e 10 cordas, o modelo mais comum encontrado no mercado. Graças a esta ordem a mais o instrumento possui a mesma tessitura do violão fazendo que que o violeiro possa no mesmo instrumento tocar todo o repertório de viola de 10 cordas como também tocar todo repertório do violão tradicional de 6 cordas sem nenhuma adaptação. O instrumento pode ser afinado tanto nas afinações tradicionais de viola como também na afinação natural, afinação original da viola, hoje típica do violão. Em cebolão mi maior por exemplo com as notas EBEG#BE do par mais grave para o mais agudo temos duas afinações ao mesmo tempo no mesmo braço: cebolão mi maior do par 5 ao 1 e rio abaixo em mi maior do par 6 ao 2, o que da ao violeiro toda a gama de possibilidades das duas afinações ao mesmo tempo. Em afinação natural o violeiro pode trabalhar todo o repertório de violão sendo este instrumento ideal para violonistas que buscam o timbre da viola caipira mas que não possuem tempo ou disposição para aprender uma nova afinação.

Quer conhecer mais sobre o instrumento? Clique AQUI

para baixar um artigo de 107 páginas escrito pelo violeiro Junior da Violla sobre o assunto

Ou você pode assistor os vídeos abaixo que o violeiro Junior da Violla gravou sobre o assunto

12 cordas evolução.jpg
Da esquerda para a direita: viola de mão renascentista, viola Marianita de Quito, viola espanhola de cordas de tripa do final do século XVIII, viola portuguesa de cordas de arame feita pelo luthier Jozé Coelho de Lisboa em 1820, viola do violeiro Mandi, década de 1920 e viola Rozini JV Signature 2013
bottom of page